ir a interlagos, por qualquer razão, era uma festa.
dali, pra fórmula 1 foi um passo.
todo setembro tem monza. gp num circuito maduro e apaixonante que me lembra o autorama da estrela com as pistas inclinadas, que a gente tinha lá em casa.
amanhã, domingo, 12, como sempre em setembro, acontece o gp de monza.
a pista, situada nas cercanias de monza, região da lombardia, foi construída em maio/julho de 1922, e tornou-se o mais reverenciado templo da f1.
durante a segunda guerra, as corridas foram interrompidas e monza foi destroçada.
o gp da gran bretanha e o gp de monza são os únicos que figuram, sempre, no calendário do campeonato mundial de f1. contudo, monza não fez parte da temporada de 1980. naquele ano, o gp foi em imola.
três curvas são o emblema daquele circuito: a curva dei lesmo, a variante ascari, e a temível parabólica - em 1989, senna rodou na parabólica.
a velocidade de monza gira em torno de 250/350km/h. portanto, uma das mais velozes do mundo. essa característica é alcançada pela alta porcentagem do traçado, que os pilotos percorrem com o acelerador bem pisado, devido às longas retas. a velocidade máxima alcançada em monza, foi em 2005, por juan pablo montoya, a 372,6 km/h, durante os treinos livres.
monza, anos atrás - 1971/1972 - recebeu algumas chicanes - seqüência de curvas em formato de s (esse) utilizadas para diminuir a velocidade dos carros, localizadas, quase sempre, depois de uma longa reta. as chicanes não foram suficientes para diminuir o carisma de monza.
a floresta que acolhe o circuito de monza é parte integrante da história daquela pista.
dizem, os que conseguiram entrar lá, sem serem flagrados pelo sistema de segurança, que fantasmas rondam aquela área.
quando o gp da itália era disputado no circuito de monza com o anel de velocidade dotado do banking de 38º de inclinação, em 1961, uma tragédia se abateu sobre a corrida e decidiu o campeonato: o alemão wolfgang von trips, era líder do campeonato, favorito ao título, corria pela ferrari 156 squalo, e bateu com jim clark na curva parabólica. morreram o piloto e 14 espectadores. aquela foi uma das maiores tragédias da história do circo da f1. mesmo assim, a ferrari foi campeã com o outro piloto: phil hill/eua.
foi em monza, em 10 de setembro de 1972, o primeiro ano das chicanes para diminuir velocidades, que emerson fittipaldi, guiando o lotus 72 preto e dourado, ganhou seu primeiro título mundial.
porém, aquela vitória ocorreu a duras penas: o caminhão que levava o equipamento principal do piloto sofreu um acidente, perto de milão; guiando o carro reserva, fittipaldi fez o 6º tempo; um vazamento de combustível foi detectado, bem na hora do alinhamento. o carro foi consertado e ficou pronto pra largada.
com a narração de wilson "pai" fittipaldi pela jovem pan, o filho, emerson fittipaldi, desde os primeiros segundos de corrida contou com a sorte.
é o que se pode sitar como, o piloto certo, na hora exata.
jackie stewart, sem embreagem na sua tyrrell, não saiu, clay regazzoni bateu no carro de josé carlos pace, retardatário, e a ferrari de jacky ickx quebrou.
quase meia década mais tarde, em 10 de setembro de 1978, ricardo patrese fez com que a lotus de ronnie peterson batesse no guard-rail. com isto, a lotus do sueco voou, em chamas, provocando um rebuliço na pista e a interrupção da corrida para remoção dos destroços. ronnie peterson foi levado ao hospital com multifraturas nas pernas que lhe foram amputadas. não bastasse isto, durante a cirurgia um pedaço de osso, que não fora retirado no momento da limpeza dos ferimentos, alojou-se na corrente sanguínea do piloto que morreu de embulia.
a mais polêmica temporada da f1, ocorreu em monza, em setembro de 1989. o motor do honda do senna explode, depois que roda na parabólica, e prost vence a corrida.
é isso.